Atividades

Trilho Laboratórios

DIA ABERTO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS 7 de maio de 2025, Campo Grande, a partir das 9H00
Para os apaixonados por ciência e tecnologia, este trilho abre as portas dos laboratórios da CIÊNCIAS. Poderás acompanhar demonstrações práticas, conhecer os projetos em desenvolvimento e interagir com os investigadores. Para os mais curiosos, preparámos experiências que fomentam a inovação e a excelência científica.
A atividade relaciona o tamanho dos grãos de areia ou areão, de uma praia, com a energia das ondas que se espraiam ao longo dela. Assim, quanto maior for o tamanho do grão numa praia, maior teve de ser a energia das ondas capazes de o transportar até lá. Por exemplo, uma praia de areia fina tem ondas pequenas, de baixa energia, enquanto uma praia de areão ou seixo tem uma energia mais elevada. Nota: Esta atividade é baseada no sentido do tato pelo que pode ser realizada por pessoas cegas (apoiado por legendas em Braille).
Já te perguntaste como é que se descobrem novos medicamentos? Vem conhecer a Unidade de Microscopia da Faculdade de Ciências, descobrir como os nossos investigadores utilizam células humanas fluorescentes e microscópios de alto rendimento para encontrar novas moléculas com potencial terapêutico. Terás oportunidade de ver um dos nossos microscópios automáticos em funcionamento e observar células a brilhar no escuro.
Junta-te a nós nesta viagem pelo mundo da investigação científica, onde a Química Inorgânica desempenha um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. No nosso laboratório de Moléculas e Materiais Inorgânicos, vais poder conhecer de perto como se desenvolvem catalisadores — verdadeiras ferramentas-chave na substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia limpa. Descobre como a ciência pode ajudar a combater a crise energética e o aquecimento global!
O que é um óleo essencial? Qual a metodologia mais usada no laboratório para extrair um óleo essencial, de modo natural da parte aérea e das flores de uma planta? Nesta sessão os visitantes terão oportunidade de visualizarem detalhamente como se extraí no laboratório o óleo essencial de rosmaninho e proceder à sua recolha. Deste modo, poderão constatar como é volátil e aromático a mistura dos diferentes componentes que constituem o respetivo óleo. Terão ainda a possibilidade de ver um vídeo do processamento industrial do desperdício de folhas de eucalipto para a produção do óleo de eucalipto. Se desejarem podem também “cheirar” outros tipos de óleos aromáticos (jasmim, laranja, cedro, lavanda,…) alguns deles estão disponíveis no mercado como ambientadores.
Nesta atividade vamos explorar o fascinante mundo dos produtos naturais marinhos, substâncias químicas produzidas por organismos como algas, esponjas, corais e outros seres vivos do oceano. Vem experimentar técnicas de extração e purificação e descobrir como a ciência transforma o que a natureza cria em soluções para a nossa saúde e bem-estar.
Nesta atividade vamos conhecer as Novas Substâncias Psicoativas (NSP), compostos químicos criados para imitar os efeitos de drogas ilícitas. Vais descobrir como pequenas mudanças na estrutura molecular podem dar origem a novas substâncias com efeitos inesperados. Vamos mostrar como os cientistas identificam estas moléculas e estudam os seus riscos para a saúde.
Em comum estes materiais têm os nanoporos e um sem fim de aplicações mas cada um é estrela em diferentes “campeonatos”. Vem descobrir quais existem na natureza, como podem ser preparados, desde quando são usados, e em que aplicações cada um se destaca e porquê. No nosso laboratório terás oportunidade de assistir ao vivo a uma demonstração do seu poder adsorvente.
Vem saber mais sobre a qualidade das nossas águas com investigadores do MARE – ULisboa. Os visitantes poderão explorar as metodologias adotadas para avaliar a qualidade da água dos nossos ecossistemas aquáticos. Conhecerão também os organismos que ali habitam e qual seu papel no ecossistema e na avaliação da qualidade da água.
Vem desvendar os mistérios e impacto da resistência das bactérias aos antibióticos, com jogos de tabuleiro, palavras cruzadas e desafios com Legos! Aprende a combater esta ameaça global, enquanto competes e te divertes!
O nosso cérebro funciona por meio de impulsos elétricos que estão na base das perceções sensoriais, do raciocínio, das emoções, da linguagem e de todas as outras funções cerebrais. Nesta atividade, iremos mostrar como se consegue medir as ondas cerebrais por meio de uma técnica chamada “eletroencefalografia”. Iremos ver como estas ondas são alteradas por comportamentos tão elementares como abrir e fechar os olhos ou executar um movimento. Versões mais sofisticadas deste dispositivo são usadas em muitos laboratórios e hospitais para investigar o funcionamento do cérebro, diagnosticar doenças como a epilepsia ou ajudar pessoas com limitações motoras a controlar uma cadeira de rodas ou um computador. Esta é uma técnica que se insere no domínio da Engenharia Biomédica.
A atividade prática visa responder às seguintes questões: O que são fungos marinhos ? Quais são os substratos que colonizam? Que características têm ? Que papel que desempenham no ecossistema marinho? Qual a sua importância económica?
Está um agente patogénico à solta no laboratório. Vem descobri-lo e ajuda a nossa equipa a encontrar a cura antes que seja demasiado tarde!
Já imaginaste transformar uma planta comum, como o tabaco, numa verdadeira “fábrica biológica”? Nesta atividade interativa vais descobrir como é que os cientistas conseguem usar plantas para produzir proteínas. Através de uma técnica chamada agroinfiltração, vais simular o processo de introdução de genes nas folhas de tabaco com a ajuda de uma seringa e vais perceber como a biotecnologia pode ser simples e fascinante. Depois da parte prática, vais ver imagens reais obtidas por microscopia que mostram o que acontece dentro da folha depois da infiltração. Prepara-te para ver a biologia ganhar vida — literalmente!
Os alunos assumem o papel de cientistas que precisam descodificar o DNA da Corema album para entender suas adaptações e propor estratégias de conservação baseadas na genómica e nos serviços de ecossistemas. A atividade desenvolve-se em 3 fases: Fase 1 – Descobrindo os Genes da Resistência (Genómica & Transcriptómica) (5min introdutórios+10 minutos); Objetivo desta fase: Entender como o DNA e a regulação génica influenciam as adaptações ao ambiente. Fase 2 – Estratégia de Conservação Baseada nos Genes (15 minutos); Objetivo desta fase: Usar a genómica e transcriptómica para propor soluções práticas para a conservação e proteção dos ecossistemas. Conclusão da Atividade e espaço para perguntas (5 minutos)
O que é a Investigação Operacional? Descobre através de exemplos práticos!!
Visita aos laboratórios 2.3.05 e 2.3.02. Breve explicação sobre técnicas de biologia celular e molecular.
Sabias que as micro-ondas podem ser usadas para diagnóstico médico? Nesta visita vamos mostrar o nosso protótipo de Imagem Médica por Micro-ondas para diagnóstico do cancro da mama que já foi testado em voluntárias e explicar como funciona. É uma técnica que se insere no domínio da Engenharia Biomédica.
Vamos usar uma técnica chamada eletrooculografia para medir os movimentos oculares horizontais e verticais, além da resposta dos músculos extraoculares durante estímulos visuais controlados. Esta é uma técnica que é usada em estudos de usabilidade e design, estudos de neurociência cognitiva (atenção, leitura, memória) ou Interfaces Homem-Máquina para controlo por movimento ocular. É uma técnica que se insere no domínio da Engenharia Biomédica.
Nesta atividade, vais percorrer o campus da Ciências para localizar pontos com coordenadas conhecidas colocados pelos estudantes de Engenharia Geoespacial. Para os encontrares, vais usar o teu sentido de orientação geográfica e estratégia para resolver desafios, decifrar enigmas e encontrar cada ponto escondido. Ao longo do percurso, vais descobrir como são usadas as tecnologias geoespaciais, satélites e GPS para transformar o mundo real em mapas digitais, planear cidades e proteger o ambiente. Testa a tua orientação e descobre se tens o que é preciso para vencer o desafio! MAX: 10 participantes por sessão
Como é que os animais detectam e escapam de agentes patogénicos? Nesta visita laboratorial iremos testar o papel essencial da diversidade dentro e entre espécies na prevenção a agentes patogénicos. Para tal, utilizaremos vermes nematodes para testar distintas respostas comportamentais na fuga a bactérias patogénicas. Iremos realizar experiências simples e bastante informativas utilizando diferentes técnicas de microscopia.
Os alunos irão explorar um conjunto de dados reais sobre o géiser americano “Old Faithful”. Com o auxílio do software R irão aplicar os conceitos de estatística que aprenderam no secundário. Irão calcular medidas estatísticas, construir representações gráficas e desenhar a reta de regressão. No final, discutirão a fiabilidade do modelo e a importância da estatística para a tomada de decisões em diferentes áreas, desde as ciências naturais até à economia e à inteligência artificial. Esta atividade demonstra como a estatística vai além dos números, ajudando-nos a compreender fenómenos do mundo real e a prever eventos futuros, com base no passado.
Observação de várias técnicas de visão tridimensional utilizadas em Engenharia Geoespacial para avaliação do mundo que nos rodeia. Produção de uma imagem 3D.
(sessão interativa) Nesta sessão interativa vamos ver como as notas musicais se relacionam com as funções trigonométricas e construir um pequeno piano com o Geogebra.
Um túnel de vento é uma estrutura que simula o efeito do ar em objetos, ajudando cientistas e engenheiros a entender como ele se move ao redor de edifícios e espaços urbanos. Neste laboratório poderás ver como funciona e que resultados se podem obter. Início da visita a cada 30 minutos.
Vem desvendar um crime informático! O sistema informático de uma empresa de biotecnologia foi indevidamente acedido. O atacante tentou apagar todos os seus dados, mas com a pressa não o fez devidamente. Ajudem o Departamento de Informática a seguir o rasto de pistas deixadas e a encontrar o culpado antes que este desapareça para sempre. Todos os segundos contam!
Vem participar no FCUL Rally Pro e ganhar propinas grátis! O Rally Pro é um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário, que se podem inscrever em equipas de 2 ou 3 elementos. O concurso está organizado como um rally! O objectivo é ser a equipa mais rápida a resolver correctamente um conjunto de exercícios de progamação. A equipa que terminar em 1º lugar ganha um ano de propinas grátis, e as que terminarem em 2º e 3º lugares ganham metade do valor das propinas! Inscrições podem ser feitas aqui.
Dá o teu primeiro mergulho na programação! Junta-te a nós e aprende a programar em Python com desafios simples e práticos, mesmo sem experiência prévia. Os laboratórios estão sempre abertos, vem e fica o tempo que quiseres.
Conhece o Laboratório GI2 e vem utilizar o Geogebra de forma divertida e criativa. Irás utilizar conceitos de geometria de uma forma que não estavas à espera! Sessão interativa.
A actividade procura dar aos participantes a possibilidade de observar rochas, minerais e fósseis à escala macro e microscópica. Para o feito, os participantes podem recorrer a diferentes técnicas de observação e conhecer melhor um conjunto alargado de propriedade e características de fósseis, minerais e rochas comuns.
Vista ao campus solar, laboratório exterior de energia solar da escola. Esta instalação combina sistemas de captação de energia solar (fotovoltaico) com hortas agrícolas e fornos solares. Início de novas visitas a cada 30 minutos.
Visita ao laboratório de microscopia da FCUL. Observação de espécimes biológicos usando diferentes técnicas. Microscopia de fluorescência, lupa, microscópio ótico composto e microscopia eletrónica de varrimento.
Sabias que a comunicação entre os neurónios se dá em locais muito específicos da membrana chamados sinapses? Sabias que olhando ainda mais de perto se encontra nestes locais uma organização das mebranas e suas proteínas que permite a libertação de neurotransmissores e a receção ideal destas mensagens? Alguns destes locais foram mesmo chamados de jangadas lipídicas. Vem saber porquê! Vem conhecer as proteínas responsáveispor esta organização e como funcionam. Nesta visita ao nosso laboratório vamos ainda falar de como se estudam estas estruturas submicroscópicas.
Pretende-se esclarecer como funciona um laser, quais os seus elementos constitutivos, as características de cada tipo e as suas potencialidades.
As fibras óticas têm várias aplicações científicas e técnicas bem conhecidas, como por exemplo nas comunicações. Outras aplicações menos conhecidas são o seu emprego em detetores de radiação para aplicações médicas. Nesta atividade é mostrado o desenvolvimento de um detetor baseado em fibras óticas cintilantes que será usado em terapia do cancro com protões.
A fluorescência de raios-X é uma técnica não destrutiva que permite analisar quais os elementos presentes numa amostra.
Descobre os melhores projetos realizados pelos alunos de Engenharia da Energia e Ambiente e as Oficinas de Energia. Exposição permanente no horário indicado.
Descobre como programar um robot e vem divertir-te a assistir a uma corrida de robots móveis.
Vem visitar uma recriação histórica da cidade de Silves (Algarve) no início da Idade Média. O ambiente virtual da cidade de Silves também conta com personagens virtuais cujas ações são produzidas por técnicas de Inteligência Artificial.
Vem interagir com um robot sobre rodas. Terás a oportunidade de indicar ao robot o que fazer através de gestos. Nesta atividade, são usados algoritmos de Inteligência Artificial para interpretar os gestos da pessoa e transformá-los em ações do robot.
Que tal aceitares o desafio de seres TOPÓGRAFO por um dia e descobrires um mundo onde a tecnologia, a aventura e a precisão se encontram?
Corrida de carros solares.