ser cientista
21 a 25 de julho, campo grande
Projetos 2025
Candidaturas terminaram a 6 de julho de 2025
- 3 vagas
Ao longo dos anos, muitos produtores de chocolate têm abordado o problema de como produzir um chocolate perfeito. Essa questão está intimamente ligada à constituição química e ao comportamento térmico do chocolate.
A composição do chocolate é, por exemplo, normalmente ajustada para que derreta à temperatura da nossa boca (cerca de 37ºC).
Para além disso, quando o chocolate é sujeito a temperaturas muito diferentes dessa perde a consistência e o brilho pretendidos.
No presente projecto serão realizadas experiências para investigar o modo como o aspeto e as propriedades de diversos tipos de chocolate estão relacionadas com a sua composição química e estabilidade térmica.
- 4 vagas
Este é um problema da classe dos problemas de localização, problemas estes que surgem nos mais variados contextos (como a localização de centros de saúde de que falámos acima). Ter instrumentos para resolver problemas de localização é fundamental para beneficiarmos de serviços eficientes basilares para a sociedade, como o ensino (localização de escolas), segurança (localização de postos de polícia ou de bombeiros) e saúde (localização de hospitais ou centros de saúde).
Neste projeto, mostramos como a Investigação Operacional, uma subárea da Matemática Aplicada, te pode ajudar a responder a estas questões e a determinar soluções admissíveis para problemas de Otimização Combinatória, como é o caso deste problema de localização de centros de saúde. Os estudantes serão confrontados com um problema de localização, procurarão determinar algumas soluções admissíveis para o mesmo e irão estudar o custo das mesmas considerando diferentes objetivos, por vezes contraditórios, tais como minimizar a soma das distâncias totais ou minimizar a distância máxima percorrida, ou ainda minimizar os custos associados à construção dos centros de saúde.
- 8 vagas
Será possível carregar uma pequena bateria apenas com energia solar? E como podemos garantir que não a danificamos durante o carregamento? Os participantes vão investigar como o número de células solares, a voltagem e a corrente influenciam o processo de carregamento — e porque é que é necessário ter cuidado com o tipo de bateria que se está a usar.
Os participantes vão construir pequenos circuitos com painéis solares, diodos e resistências, para carregar baterias recarregáveis. Vão aprender a medir tensão e corrente com multímetros e a analisar o comportamento da bateria durante o carregamento. Terão ainda a oportunidade de comparar diferentes tipos de baterias e compreender os desafios da sua utilização no dia-a-dia.
No final, os participantes deverão ser capazes de:
• Explicar como funciona o carregamento de uma bateria recarregável.
• Justificar porque é que diferentes baterias precisam de métodos de carregamento distintos.
• Avaliar experimentalmente se um sistema de carregamento solar simples é viável.
• Compreender melhor o papel das baterias na transição energética.
- 3 vagas
Os alunos começarão por compreender os fundamentos de diferentes modalidades de imagem (TC, MRI, Mamografia e PET). Explorarão programas de processamento e análise de imagem, retirarão dados quantitativos dessas imagens e por fim aplicarão métodos de processamento avançados como renderização 3D e fusão de imagens.
NOTA: Os alunos devem trazer computador.
- 2 vagas
O projecto AI4Sci tem como objectivo investigar e avaliar técnicas de IA aplicadas a problemas de outras áreas científicas, nomeadamente nas ciências naturais e da saúde.
Os participantes irão colaborar na programação (em Python) e avaliação de algoritmos de IA para previsão de interação de proteínas, tanto em termos do seu desempenho como da sua explicabilidade.
Os participantes terão a oportunidade de utilizar modelos de IA de última geração e colaborar na avaliação do seu desempenho como ferramenta científica em biologia molecular.
Nota: para este projeto, será solicitado posteriormente o envio de uma carta de motivação.
- 6 vagas
Neste pequeno projecto, os estudantes serão convidados a documentar variação nos padrões de cor das asas de borboletas e tentar perceber qual a origem desta variação.
- 5 vagas
Para tal o aluno irá detectar diferentes proteinas/estruturas da célula e comparar células normais e distróficas, usando microscopia de fluorescência.
Este pequeno projeto poderá permitir a identificação de diferenças importantes na estrutura das células distróficas.
- 4 vagas
Pretende-se demonstrar que o aumento da temperatura tem um maior impacto na taxa de desenvolvimento do que na taxa de crescimento deste anfíbio, causando uma redução no tamanho à metamorfose. Este é um fenómeno amplamente descrito em animais ectotérmicos, que é conhecido como Temperature-Size Rule (Atkinson, 1994).
Os visitantes poderão participar na manutenção de uma experiência com a Rã-comum, na preparação das comidas experimentais, na recolha de biometrias (peso e tamanho à metamorfose), e na preparação de amostras biológicas.
- 3 vagas
Neste projeto, os alunos terão oportunidade de interagir com investigadores e contactar com a realidade da investigação aplicada, e participar no processamento de amostras de sedimento e biológicas.
Os alunos vão processar amostras biológicas obtidas com ganchorra (identificação, medição e determinação da biomassa de invertebrados bentónicos) e amostras de sedimento obtidas com draga (caracterização da granulometria e conteúdo em matéria orgânica), e compreender as diferenças entre comunidades de invertebrados, em função das condições ambientais do local estudado.
- 4 vagas
A vastíssima maioria é benéfica e assegura funções essenciais. Estes microrganismos colonizam muitos locais anatómicos do nosso corpo, desde a pele até ao intestino, constituindo, assim, o microbioma.
O nosso microbioma individual interage com o microbioma das pessoas com quem nos relacionamos e com o dos locais que frequentamos, incluíndo nos sistemas de transporte.
Todos os dias, milhares de pessoas utilizam o metropolitano, criando um ambiente único onde diferentes microbiomas se cruzam.
Neste projeto, poderás investigar bactérias que fazem parte do microbioma do metro, e identificar potenciais resistências a antibióticos, através de antibiogramas e análises moleculares variadas.
A resistência a antibióticos é um dos maiores desafios atuais de saúde pública: quando as bactérias são resistentes a determinados antibióticos, estes podem deixar de ser eficazes, tornando infeções simples em graves problemas de saúde. Se tens curiosidade científica e gostas de por as mãos na massa, este é o desafio certo para ti!
- 6 vagas
Neste projeto vamos observar como os neurónios respondem e sobrevivem à actividade epilética e como a sua capacidade de comunicação se altera após uma crise epilética.
Para isso vamos utilizar cortes de tecido e terminais nervosos isolados (uma preparação só com sinapses) de animais epiléticos para ver como as sinapses os níveis das proteínas envolvidas na comunicação neuronal se alteram na epilepsia.
Iremos também ver como neurónios em cultura reagem a uma crise epilética e qual a sua capacidade de sobrevivência dos neurónios à crise.
- 6 vagas
Neste projeto serão analisadas amostras colhidas em ambiente marinho, tendo em vista detetar e identificar fungos marinhos. Culturas de alguns isolados de fungos marinhos colhidos na costa portuguesa serão observadas e caracterizadas morfologicamente, e sub-cultivadas. Será feita a extração de DNA e utilizada a técnica de PCR para amplificar genes que permitem a identificação molecular destes fungos.
Espera-se que alguns dos exemplares e dos isolados apresentados sejam caraterizados e identificados morfologicamente, e ainda extrair DNA destas amostras e amplificar com êxito o DNA extraído.
- 4 vagas
Quando é necessário estudar a função de um gene, uma das primeiras abordagens é observar em que parte da célula esse mesmo gene está activo. A clonagem de um gene associada a um gene repórter que emite fluorescência, permite desvendar este segredo.
O visitante pode isolar o plasmídeo que vai ser infiltrado na planta e vai preparar as amostras usadas no microscópio. Vai poder tirar fotos das imagens obtidas.
Os resultados a obter estarão relacionados com a histologia da folha e visualização da fluorescência na célula.
- 5 vagas
Será que o método de administração da vitamina C está associado ao crescimento dos dentes? E a dose? Existe uma dose ideal para maximizar o crescimento dentário?
Tarefas:
• Aprender comandos básicos de R para análise estatística e visualização de dados.
• Explorar os dados calculando medidas de localização, dispersão e representações gráficas.
• Realizar comparações entre os tipos de suplementos utilizados mediante a aplicação de testes estatísticos adequados.
• Discutir os resultados e apresentar conclusões.
Resultados Esperados
• Reconhecer o papel relevante desempenhado pela Estatística na análise de dados biológicos.
• Organizar e representar a informação contida nos dados.
• Selecionar representações gráficas adequadas para cada tipo de dados.
• Construir modelos presentes na Estatística, tirando partido da tecnologia.
• Aprender uma nova linguagem de programação.
- 10 vagas
A atividade consiste em estudar quais os componentes das galáxias responsáveis pela emissão observada a partir da comparação de imagens de uma amostra de galáxias no Universo Local a três diferentes comprimentos de onda.
Utilizando ferramentas de análise, os estudantes irão sobrepor imagens de uma galáxia num mesmo sistema de referência observando desta maneira as regiões onde a emissão a cada comprimento de onda tem maior luminosidade.
A comparação das imagens das galáxias estudadas, irá permitir aos estudantes perceber, por exemplo, onde as galáxias estão a formar estrelas, onde há uma forte extinção devido à poeira interestelar e a distribuição das estrelas mais velhas.
- 7 vagas
Vem ser engenheiro por uma semana onde irás aprender mais sobre a energia solar, eletrónica, armazenamento de energia e soldadura, para depois aplicar tudo na prática na construção de um carro solar tripulado (e se tudo correr bem até fazer umas corridas!).
- 4 vagas
Vem connosco explorar os fascinantes sapais do Estuário do Rio Mira e descobrir o poder do carbono azul!
Nesta atividade, vamos mergulhar na ciência por trás de como estes ecossistemas únicos capturam e armazenam grandes quantidades de dióxido de carbono, funcionando como autênticos super-heróis no combate às alterações climáticas. Terás a oportunidade de:
• Pôr a mão na massa em atividades de campo, explorando a bio e geo diversidade incrível dos sapais.
• Aprender diretamente com cientistas sobre a importância vital destes ambientes.
• Contribuir para a investigação que ajuda a proteger os nossos “pulmões” costeiros. Se te preocupas com o ambiente, gostas de estar ao ar livre e queres fazer a diferença, esta é a tua oportunidade de seres parte da solução. Vem connosco desvendar os segredos do carbono azul nos sapais do Estuário do Mira!
O carbono azul (Blue carbon) é o carbono orgânico capturado e armazenado pelos ecossistemas oceânicos e costeiros do mundo, nomeadamente em pradarias marinhas, mangais, sapais e macroalgas.
A metodologia consiste em trabalho de campo, ensaios laboratoriais e de gabinete.
Já imaginaste como cada planta e cada metro de sedimento nos sapais do Estuário do Mira está a trabalhar em segredo para nos proteger? Nesta aventura, vamos desvendar e quantificar o carbono azul que as diferentes espécies de plantas e o próprio sedimento destes incríveis ecossistemas conseguem armazenar. Vais descobrir, em primeira mão, como o Estuário do Mira se torna um verdadeiro herói na luta contra as alterações climáticas, ao “sequestrar” carbono da atmosfera! Prepara-te para ver como a natureza nos oferece soluções poderosas – e como o teu trabalho pode ajudar a revelar esses segredos.
Queres participar?
Entre 21 e 25 de julho, os participantes do programa 'Ser Cientista' vão poder realizar por si próprios um projeto científico, acompanhados pelos docentes e investigadores de CIÊNCIAS.
Candidata-te até 6 de julho de 2025.
Ser Cientista Inscrição
Modelo Autorização
O participante deverá, na receção do primeiro dia, entregar o modelo de autorização assinado pelo seu encarregado de educação, ou pelo próprio no caso de ter mais de 18 anos.
Regulamento
Regulamento do Programa de Verão “Ser Cientista” da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.